Hospital de Amargosa tem o melhor resultado nos últimos dez anos

O Hospital de Amargosa conseguiu um resultado significativo em 2018, quando apenas 25 (vinte e cinco) mães precisaram sair da cidade para ter seus filhos de parto normal. É o melhor resultado nos últimos dez anos e apresenta uma queda de 59% em relação a 2016.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através da SUVISA (Superintendência de Vigilância em Saúde),atualizados até 02/01, em 2018, o Hospital de Amargosa realizou 300 (trezentos) partos, sendo 194 partos normais e 106 cesáreas, o que representa um crescimento de mais de 300% nos partos cesarios em relação ao ano anterior. Esse total corresponde a 66% do total de partos no ano de mães residentes em Amargosa.

No total, considerando o local de residências das mães, foram 453 partos, sendo 219 normais e 234 cesáreos. Outro dado importante foi a queda em 25% de mães com menos de 20 anos que tiveram filhos, outro menor número nos últimos dez anos. Do total também, 76% das mães fizeram 7 (sete) ou mais consultas de pré-natal. Os meses em que mais nasceram crianças foram março e outubro; cada mês com 51 partos.

Do total informado, um dado ainda preocupante é o alto percentual de mães solteiras; 63% das mães declararam esse estado civil no momento do parto. Dentre os quais, 69% das crianças nasceram com mais de três quilos.

Mesmo algumas pessoas utilizando de forma leviana as redes sociais para potencializar e utilizar politicamente fatalidades que ocorreram no Hospital de Amargosa, em 2018, o que acabou atrapalhando o trabalho realizado, deixando inclusive algumas mães inseguras, as ações tomadas pela gestão, voltadas para garantia do nascimento dos amargosenses na cidade se mostraram eficientes.

A equipe do hospital que cuida do parto normal e composta por: Edna Santos,
Talita Francisca, Geisa Barreto da Silva Beatriz Amaral, Eliana Santos, Rosana Garcia, Patrícia Santos além de toda equipe que trabalha no hospital que está diretamente ligada ao sucesso destes resultados.