Amargosa: 186,6mm de chuva em apenas dois dias

Segundo informações obtidas junto ao INMET, referente à Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática que esta instalada no CEPET Jiquiriçá em Amargosa, só neste mês de março de 2019 as chuvas que caíram no município já estão próximas aos 250 mm.

Precisamente nos dias 23 e 24 do mês, ou seja, em apenas dois dias choveu 186,6 mm na cidade, causando estragos em varias áreas do município, um dos lugares mais afetados foi a Avenida São Cristóvão que vem passando por uma grande reforma realizada pela Prefeitura Municipal de Amargosa, como também nos Loteamentos de Hugo Nogueira e Santo Antônio.

Vale lembrar também que antes das chuvas a Embasa já sinalizava dificuldades de abastecimento no município principalmente por conta do pouco acúmulo de agua nos reservatórios.

E como dizia o poeta Tom Jobim em sua famosa composição de 1972, conhecida como “Águas de Março”:

É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração

              Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática

Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.