Paulo Leite, Vereador do PT de Amargosa apresenta projeto inovador à Câmara Municipal

O Vereador do PT de Amargosa, Paulo Leite, protocolou nesta terça-feira um Projeto de Lei inovador na Câmara Municipal que garante inclusão na Grade Curricular de Ensino da Educação Municipal, mais especificamente como Unidade Temática, conhecimentos básicos sobre o Sistema Único de Saúde-SUS.

O Vereador também indicou, no Projeto, a necessidade da participação popular e dos profissionais de saúde na elaboração da composição da unidade temática, propondo a realização de um seminário especifico pra tratar do assunto.

Em uma das justificativas ao Projeto de Lei, o Vereador citou a nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que “respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades […]. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.”

O Vereador Paulo Leite comentou ainda que: “Precisamos introduzir nas escolas municipais conhecimentos básicos sobre o Sistema Único de Saúde, criando uma nova cultura na sociedade sobre a importância da prevenção, da valorização do SUS, como também de todos os profissionais que efetivamente trabalham em prol da saúde da população. O SUS é o plano de saúde da população mais necessitada e precisamos criar uma nova geração que valorize este patrimônio do povo Brasileiro”.